O que os símbolos da etiqueta de lavagem significam?

Por Flávia Ferreira - terça-feira, agosto 14, 2018


Você já se deparou com aqueles símbolos na etiqueta de alguma roupa e não soube o que fazer? Temos certeza que sim. Mas para te ajudar a saber direitinho o que fazer na hora de lavar aquela peça de roupa especial, elaboramos este guia com o significado dos símbolos da etiqueta de lavagem. Confira!

A importância de observar a etiqueta de lavagem

Antes de mais nada, é preciso destacar que a leitura correta da etiqueta de lavagem é fundamental se você pretende conservar suas roupas perfeitas por muito mais tempo. Por isso, não destaque essa etiqueta das roupas, do contrário você pode manchar, encolher ou desgastar sua peça lavando ou secando de forma errada.

Lavagem

● O baldinho significa que a peça pode ser lavada de forma manual ou na máquina. Mas se estiver riscado com um “X” significa que ela não pode ser lavada.
● Se o baldinho vier acompanhado com uma mãozinha significa que a peça só pode ser lavada de forma manual.
● Já quando vier com um número dentro, esse número indica a temperatura máxima da água durante a lavagem.
● Ainda podemos encontrar embaixo do baldinho alguns traços. Um traço é a recomendação de lavagem suave e dois traços de lavagem muito suave.

Lavagem a seco

● Se na etiqueta você encontrar o desenho de um círculo, é sinal de que a roupa deve ser lavada a seco e para isso você deve procurar o serviço de uma lavanderia. Já o círculo contendo um “X” significa que a lavagem a seco não é permitida. 
● Você pode também encontrar o símbolo de lavagem a seco com alguma letra no seu interior. Nesse caso a letras indicam o tipo de produto que deve ser usado pela lavanderia na hora de lavar sua peça. 

Uso de alvejante 

● O triângulo na etiqueta significa que o uso de alvejantes é permitido, mas um triângulo marcado com “X” significa que não se deve usar produtos para branquear o tecido. 
● O triângulo contendo as letra “CL” dentro sugere o uso de produtos alvejantes contendo cloro. 

Secagem 

● O quadrado com um círculo no centro significa que a secagem da peça pode ser realizada na secadora e a mesma imagem com um “X” significa que não se deve usar a secadora. 
● Duas bolinhas no centro do quadrado indicam que a roupa deve ser secada na temperatura máxima e uma bolinha na temperatura mínima. 
● A presença de três traços verticais significa que ela deve ser pendurada ainda molhada e seca por gotejamento. Já os riscos horizontais, sinalizam que ela deve ser seca em uma superfície plana. 
● Um quadrado com uma curva na parte superior é indicação de que a roupa deve ser estendida em um varal. 

Na hora de passar 

● Se você encontrar o desenho de um ferro de passar roupa na etiqueta, saiba que a peça pode ser passada com ferro. Mas, se encontrar o ferro com “X”, não é permitido usar o equipamento. 
● A presença de uma bolinha no ferro revela que a peça deve ser passada em baixa temperatura (no máximo 100ºC); duas bolinha indicam que o ferro deve estar em temperatura média (próxima aos 150ºC); e, por fim, quando existirem três bolinhas na imagem isso significa que a roupa deve ser passada na temperatura máxima (200ºC). 


Complicado? Não muito, mas se você ainda tem dúvidas, estiver sem tempo ou paciência para lavar suas roupas de acordo com as orientações da etiqueta, procure uma lavanderia. Nada como deixar suas roupas aos cuidados de quem entende do assunto. Sem falar que você ainda pode desfrutar da comodidade do serviço de lavanderia delivery, que busca e entrega suas roupas em casa. Tudo limpinho, cheiroso e com muita praticidade. 



  • Compartilhe:

Leia também

1 comentários