Como ter uma horta na varanda?

Por Flávia Ferreira - terça-feira, junho 27, 2017

A varanda do nosso apê será pequena para ideias mirabolantes, mas uma coisa que sempre quis fazer, e acho que dará certo, é um jardim ou horta vertical.

Via Fashionismo @ Pinterest
Para que o nosso jardim dê certo é muito importante fazer a escolha do local adequado: esse ambiente deve receber, pelo menos, 5 horas de sol por dia, dando preferência pelo sol da manhã.

O segundo passo é escolher onde plantar: vasos, jardineiras e floreiras, garrafas PET, canos de PVC, que tenham volume mínimo de 1L. Não pode esquecer de fazer pequenos furos na parte de baixo do vasilhame escolhido para que a água seja drenada.
Além disso, pode-se adicionar ao fundo do vaso argila expandida e uma manta para drenagem, impedindo que o acúmulo de água faça com que as raízes apodreçam.

Via emagrecerabsoluto.com
Para terminar a preparação do local, tem a escolha da terra.
Se você já conhece e entende sobre plantio, pode preparar a sua própria terra orgânica com adubos. Caso não saiba, fique tranquilo, pois também é possível fazer sua horta. Você pode comprar a terra pronta para plantar em lojas especializadas, e aí é só colocar a mão na massa.

Com o local e os recipientes preparados, é hora de escolher o que será plantado.
Essa escolha é influenciada pelo tamanho dos vasos escolhidos, já que cada espécie necessita de um espaçamento entre uma e outra planta.
Você pode optar por plantar sementes ou mudas, mas não deixe de atentar às instruções que vêm na embalagem, pois cada uma tem um jeito de ser plantada.

Via hortanova.pt
Daí pode escolher fazer uma horta aromática, cheia de temperos que poderá usar no dia-a-dia. Ou plantar verduras e legumes para ter esses ingredientes sempre fresquinhos, e o mais importante: sem agrotóxicos!

Inspirações para criar uma horta vertical

Via Pinterest
Via Pinterest

Via Pinterest
Via Pinterest
Via Pinterest

Via Pinterest


Ah, não se esqueça de regar com a frequência correta e também tomar cuidado, protegendo a horta de rajadas de vento. Algumas plantas podem não aguentar o vento forte!

  • Compartilhe:

Leia também

2 comentários

  1. Olá, menina como amei esse seu post, aqui em casa não tem quintal para plantar, e sempre falei com minha mãe pra fazermos nossa hortinha, peguei algumas inspirações. Arrasou!

    bjus

    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Quando fizer, me mostra como ficou!

      Excluir